Publicações do CCAP

Isabel Baptista

Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente

Colecção "Cadernos do CCAP", n.º 3

Julho de 2011

 

Apresentação

O presente trabalho corresponde a um estudo sobre o estatuto ético-deontológico da avaliação do desempenho dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, tendo sido elaborado por solicitação do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP).
Perspectivando a avaliação do desempenho docente num quadro de sabedoria prática que apele à participação informada e responsável dos próprios sujeitos de avaliação, avaliadores e avaliados, o trabalho encontra-se dividido em três partes fundamentais, antecedidas por esta introdução e estruturadas articuladamente de modo a sublinhar a ligação prudencial entre as componentes optativas e imperativas do “dever-ser avaliativo”.

Índice

Introdução
Parte I – Ética, Moral e Deontologia
1. Enquadramento geral
2. Definição e hierarquização conceptual
3. Primado da reflexividade ética
4. Dimensão imperativa do dever-ser
5. Carácter prudencial da racionalidade prática
6. Capacidades e disposições do sujeito ético
7. Questões e tendências de ética contemporânea
Parte II – Ética e Deontologia Profissional Docente
1. A educação como bem comum
2. Ética e profissionalidade docente
3. Padrões de profissionalidade e profissionalismo
4. Deontologia e regulação profissional
5. Excelência ética e sabedoria pedagógica
6. Capacidades e disposições do educador/professor
7. Paradigmas de referência
Parte III – Ética, Profissionalidade e Avaliação de Desempenho
1. Avaliação de desempenho e êthos profissional
2. Avaliação de desempenho, equidade e justiça
3. Estatuto ético da relação entre avaliadores e avaliados
4. Avaliação de desempenho – constrangimentos e interpelações
5. Dilemas pessoais e profissionais na avaliação
6. Capacidades e disposições dos sujeitos de avaliação
7. Referenciais de decisão ética
Considerações finais
Referências bibliográficas
Nota biográfica da autora

Autor

Doutorada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com tese sobre ética e razão pedagógica. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a área de especialização em Pedagogia Social. Principais áreas de ensino, investigação e publicação: ética, filosofia de educação, pedagogia escolar e pedagogia social. Autora de cerca de 60 títulos, destacando-se as obras: (1998) Ética e Educação. Porto: Universidade Portucalense; (2004) Educação Social, Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora (co-autoria com Dias de Carvalho); (2005) Dar rosto ao futuro, a educação como compromisso ético. Porto: Profedições; (2007) Capacidade ética e desejo metafísico, uma interpelação à razão pedagógica. Porto: Edições Afrontamento.

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Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 2.5 Portugal

 


Pedro Reis

Observação de aulas e avaliação do desempenho docente

Colecção "Cadernos do CCAP", n.º 2

Junho de 2011


Apresentação

Este trabalho, de apoio ao processo de avaliação do desempenho docente, discute a importância da observação de aulas no desenvolvimento profissional de professores e as funções e potencialidades das diferentes fases do ciclo supervisivo centrado na prática de sala de aula. Apresenta um conjunto de sugestões (abordagens, metodologias e instrumentos) destinado a estimular a reflexão sobre as práticas de sala de aula. Os diferentes instrumentos de orientação e registo incluídos neste trabalho pretendem apoiar a comunidade educativa na construção de instrumentos de observação adequados a contextos e finalidades específicos.

Índice

Introdução
1. A observação de aulas e o desenvolvimento individual e organizacional
1.1. Finalidades da observação de aulas
1.2. Tipos de observação de aulas
1.3. O papel decisivo do mentor ou supervisor
1.4. A observação de aulas como processo colaborativo
2. A preparação da observação
3. A observação da aula
3.1. Frequência da observação de aulas
3.2. Duração da observação de aulas
3.3. Aspectos em que poderá incidir a observação de aulas
3.4. Metodologias de observação de aulas
3.5. Que instrumentos de registo podem orientar a observação?
3.6. Exemplos de instrumentos de registo
4. A análise, a discussão e a reflexão sobre os acontecimentos observados
4.1. Relação entre reflexão e desenvolvimento profissional de professores
4.2. Feedback
4.3. Definição de metas
Conclusão
Referências bibliográficas
Nota biográfica do autor

Autor

Pedro Reis é licenciado em Biologia e doutorado em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Actualmente, é docente e investigador no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Área de Currículo, Didáctica e Formação de Professores). Foi professor no ensino básico e secundário e no Instituto Politécnico de Santarém.

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Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 2.5 Portugal.

Flávia Vieira e Maria Alfredo Moreira

Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora

Colecção "Cadernos do CCAP", n.º 1

Abril de 2011

 

Apresentação

Esta obra incide no modo como a actividade da supervisão pedagógica se pode colocar ao serviço de uma avaliação do desempenho docente que seja promotora do desenvolvimento profissional dos docentes, da melhoria das aprendizagens dos alunos e da transformação das escolas em melhores locais de trabalho. Com esta finalidade, são exploradas cinco estratégias de supervisão (observação de aulas, diários reflexivos, estudo de casos, portefólio de ensino e investigação-acção), a desenvolver num enquadramento reflexivo crítico da avaliação docente.

Índice

Prefácio
1. Supervisão da Pedagogia e Pedagogia da Supervisão
2. A valiação e Supervisão: Tensões e Desafios
3. Para a Transformação da Prática Docente: Estratégias de SuperVisão
3.1. O bservação de aulas
3.2. Narrativas profissionais e reflexão escrita
Diário reflexivo
Estudo de casos
Portefólio de ensino
3.3. Investigação-acção (na inovação das práticas pedagógicas/avaliativas)
Epílogo
Referências Bibliográficas
Nota Biográfica das Autoras

Autoras

Flávia Vieira é professora catedrática no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investiga nas áreas da formação de professores/supervisão pedagógica, pedagogia para a autonomia na escola e pedagogia universitária.

Maria Alfredo Moreira é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investiga nas áreas da formação e supervisão de professores, educação em línguas e pedagogia para a autonomia na escola.

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Avaliação de professores. Visões e realidades



Actas da conferência internacional


Maio de 2007


Índice

Nota de Apresentação
1. Discurso de Abertura da Conferência
Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação
2. A Importância da Avaliação do Desempenho de Professores
Conceição Castro Ramos, Presidente do CCAP
3. A Avaliação dos Professores entre o Controlo e o Desenvolvimento
Gérard de Figari, Université Pierre-Mendès-France, França
Comentário: Maria do Carmo Clímaco, ex-Inspectora-Geral da Educação
4. Uma Visão Panorâmica da Avaliação do Desempenho Docente na Europa e na América
Javier Murillo, UNESCO
Comentário: Bártolo Paiva Campos, Conselho Nacional de Educação e Universidade do Porto
5. Práticas de Avaliação de Professores
A perspectiva irlandesa – Anne O’Gara, Marino Institute of Education, Irlanda
A perspectiva espanhola – Carmen Sánchez Álvarez, Serviço de Inspecção do Principado das Astúrias, Espanha
A perspectiva austríaca – Günter Schmid, Escola Sir Karl Popper, Áustria
Moderador: Natércio Afonso, Universidade de Lisboa
6. Visão-síntese da Conferência
Relator: José Matias Alves, Escola Secundária de Gondomar
7. Discurso de Encerramento da Conferência
Jorge Pedreira, Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Siglas e Acrónimos

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Página criada em 2 de Abril de 2008 e actualizada em 28 de Julho de 2011.