Rede de Escolas Associadas ao CCAP


A Rede de Escolas Associadas ao CCAP foi constituída em 2008 com o intuito de obter um conhecimento mais directo, consistente e aprofundado do desenvolvimento do processo de avaliação do desempenho docente no terreno.

É composta por 30 escolas de Portugal Continental e tem como objectivos principais:

  • Promover a interacção entre a teoria e a prática da avaliação do desempenho docente;

  • Proporcionar oportunidades para conhecer de perto potencialidades e dificuldades existentes na concretização do sistema de avaliação;

  • Estimular o diálogo, o debate e a troca de experiências entre as escolas associadas e entre estas e o Conselho sobre questões neste domínio;

  • Contribuir para a identificação de dispositivos, instrumentos e procedimentos que possam ser caracterizados como exemplos de boas práticas;

  • Desenvolver reflexões sobre aspectos específicos da problemática da avaliação do desempenho docente centrados na realidade das escolas e na prática dos avaliadores;

  • Incentivar o desenvolvimento de colaborações entre escolas e agrupamentos e instituições de ensino superior;

  • Facilitar a participação das escolas associadas em programas de intercâmbio com escolas de outros países europeus com experiências relevantes nesta área.

Como primeira etapa do relacionamento entre o Conselho e a Rede de Escolas Associadas, realizou-se, no ano lectivo de 2008/09, um estudo de situação relativamente às 30 escolas associadas, no que se refere ao desenvolvimento do processo de avaliação do desempenho docente e respectivas dificuldades, às estratégias de superação e também a sugestões dos actores envolvidos. O estudo iniciou-se em Fevereiro de 2009 e os seus resultados foram apresentados à tutela e às escolas como elemento de conhecimento sustentado sobre a avaliação do desempenho docente.


Relatório sobre o acompanhamento e a monitorização da avaliação do desempenho docente na Rede de Escolas Associadas ao CCAP.

Junho de 2009

abrir ou guardar ficheiro

 

 
entrada
Página criada em 2 de Abril de 2008 e actualizada em 29 de Outubro de 2010.